PIRATAS E CORSÁRIOS - 2012

ATIVIDADES 2012


PROFESSORAS:   
DENISE FERNANDES ALCARÁZ
      FÁTIMA  APARECIDA CARDOSO RIBEIRO
PAPE:     
MAGALI A. RICHTER SOUZA
AGENTE DE BIBLIOTECA:
 DANIEL PEREIRA DIAS





O PROJETO

 SOBRE PIRATAS E CORSÁRIOS

Justificativa:

A figura dos piratas vive no imaginário humano, desde que estes invadiram os mares com sua astúcia e crueldade. A História não seria concebida sem a ação dos mesmos, principalmente durante a expansão territorial européia. Mas essas figuras continuam a assombrar o século XXI. A pirataria moderna extrapolou os oceanos e vem encontrando guarida nas mais diversas atividades. Juntamente com o estudo das controvertidas imagens piratas, um resgate da história destes “monstros do mar”, faremos uma incursão por mapas antigos e atuais, atracando na própria História do Brasil, onde a ação da pirataria sacudiu as costas tupiniquins. Outrossim, entraremos em contato com o modus vivendi desses audaciosos tripulantes, seus usos e costumes, comparando o passado e o presente com nossa própria vida moderna como parâmetro.
Público alvo:
 2º ano ciclo 2

Tempo de duração:
dois trimestres

Coletânea de atividades, conforme descrição no final de  cada etapa prevista
Objetivos gerais:

·         reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a pirataria estabeleceu, fazendo conexões entre presente e passado;
·         identificar as ascendências e descendências dos piratas quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos em diversos momentos históricos mundiais e nacionais;
·         identificar as relações de poder estabelecidas entre os corsários e o governo de diversos países, em diferentes tempos;
·         utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas;
·          Reconhecer algumas semelhanças e diferenças entre a ação pirata de ontem/hoje;
·          Reconhecer alguns laços de identidade e/ou diferenças entre os indivíduos, os grupos e as classes, numa dimensão de tempo de longa duração;
·         Reconhecer algumas semelhanças, diferenças, mudanças e permanências no modo de viver e agir, de outras épocas e lugares, dos piratas.
·         identificar e avaliar as ações dos piratas na sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos;
·         conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa para compreender a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;
·         compreender a importância das diferentes linguagens na leitura da paisagem, desde as imagens, música e literatura de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo que interprete, analise e relacione informações sobre o espaço;
·         posicionar-se de maneira crítica;
·         utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
·         Apreciar imagens de obras de arte com a temática marítima, mapas antigos, emitir sensações e produzir arte com diferentes meios e suportes;
·         Objetivos específicos:
·         Definir piratologia;
·         conhecer as características físicas, psicológicas e o modo de vida dos piratas antigos (formas de ser, agir, pensar, alimentação, animais de estimação, etc.);
·         relacionar pirataria antiga com a moderna e suas implicações no modo de vida da atualidade, no Brasil e no mundo;
·         conhecer a vida de alguns piratas lendários;
·         conhecer o código de conduta pirata e o vocabulário dos mesmos;
·         conhecer contos de aventura que envolvem piratas, bem como histórias ambientadas no mar;
·         conhecer lendas Greco-romanas, indígenas e afros que envolvem povos e seres do mar, criando ilustrações para as mesmas;
·         conhecer histórias reais de navios naufragados e tesouros perdidos e as lendas que os envolvem.
·         apreciar obras de arte que versem sobre piratas, mar e navios, bem como personagens lendários com a mesma temática;
·         assistir filmes com piratas, antigos e mais recentes, emitindo opiniões e construindo resenhas dos mesmos;
·         cantar músicas com o tema pirata e mar.
Conteúdo:
Pirataria

Etapas previstas e orientações didáticas:

BEI
·         Sondagem inicial: desenhe como você imagina que era um pirata (BEI+Arte);
·         Roda de conversa: o que sabem e o que gostariam de saber sobre piratas;
·         Filme: Os Goonies, de Steven Spielberg;
·         Leitura de sinopses, listar características, produzir a sinopse do filme Os Goonies;
·         Caça ao tesouro na BEI;
·         Apreciação de mapas do tesouro, criar mapa do tesouro;
·         Construir navio pirata com sucata;
·         Filme: Barba negra, o pirata
·         Leitura de algumas resenhas, listar características, produzir resenha do filme;
·         Montagem de boneco de jornal para criarem com a família um pirata;
·         Leitura de diários de viagem;
·         Listar características do gênero;
·         Criar um diário de bordo, imaginando-se capitão de um navio pirata;
·         Filme: A ilha do tesouro;
·         Criar resenha/sinopse;
·         atividades sequenciadas sobre o livro/filme A ilha do tesouro ( Você é dono de uma ilha, desenhá-la, dar nome a ela, projetar a cidade, a fauna e a flora local, como será o circuito turístico- o que há na ilha para visitar-, convidar uma celebridade, colar a foto da mesma e escrever por que ela deve ir à ilha, criar um convite especial)
·         Desenhar roupas de piratas femininas e masculinas, criar modelitos com jornal e sucata;
·         Apreciação do roteiro da peça Pluft, o fantasminha; listar características do gênero;
·         Criar uma pequena cena/musical, escrever o roteiro;
·         Dramatização: Criar cenário, apetrechos e personagens com palito de sorvete para o musical pirata (Pirata da perna de pau, cena do Chaves)
·         Ensaiar;
·         Apresentação;
·         Filme: Crônicas de Nárnia, a viagem do peregrino da Alvorada
·         Criar resenha/sinopse;





Informática

·         Descrever fisicamente e psicologicamente um pirata;
·         pesquisar bandeiras piratas, nomes de navio pirata. Criar sua própria bandeira e dar nome a seu navio;
·         Pesquisar termos falados pelos piratas, criar dicionário pirata;
·         Pesquisar navio pirata, características internas e externas;
·         Diário de bordo: vocês são o capitão do navio;
·         Gravar clipe com as músicas Pirata da perna de pau e aquela do Chaves (cromaqui);
·         Pesquisar a vida de piratas, homens e mulheres, famosos na história, criar livro eletrônico;
·         Criar um Você sabia que..., explorando os temas: alimentação, animais de estimação, o que roubavam, a diferença entre pirata, corsário e bucaneiro, as armas usadas, costumes e normas de conduta, o que faziam com as vítimas, os piratas do Caribe e os piratas chineses;
·         RPG
·         pesquisar sobre os tesouros perdidos;
·         Foto dos alunos vestidos de pirata, inseridos em um navio desenhado por eles;
·         Criar história pirata, ilustrá-la e narrá-la;
·         Pesquisar a pirataria nos dias de hoje ( ataque pirata na Somália, no Riacho Grande, em SBC, os CDs e DVDs piratas);
·         Vídeos sobre piratas.

Avaliação: Observar o nível de comprometimento e interesse durante o projeto.
Materiais utilizados: TV, computador, televisão, rádio, papéis diversos, livros, revistas, sucatas, etc.
Bibliografia:
http://www.girafamania.com.br/europeu/materia_grecia_mitologia.html
Wikipédia
osonhodegaia.blogspot.com
Janaína Spolidorio
http://guiadoestudante.abril.com.br



INICIANDO O DESBRAVAMENTO DOS SETE MARES

     A figura dos piratas vive no imaginário humano, desde que estes invadiram os mares com sua astúcia e crueldade. A História não seria concebida sem a ação dos mesmos, principalmente durante a expansão territorial européia. Mas essas figuras continuam a assombrar o século XXI. A pirataria moderna extrapolou os oceanos e vem encontrando guarida nas mais diversas atividades. Juntamente com o estudo das controvertidas imagens piratas, um resgate da história destes “monstros do mar”, faremos uma incursão por mapas antigos e atuais, atracando na própria História do Brasil, onde a ação da pirataria sacudiu as costas tupiniquins. Outrossim, entraremos em contato com o modus vivendi desses audaciosos tripulantes, seus usos e costumes, comparando o passado e o presente com nossa própria vida moderna como parâmetro.


·         Sondagem inicial: desenhe como você imagina que era um pirata (BEI+Arte);

·         Roda de conversa: o que sabem e o que gostariam de saber sobre piratas;







NOSSOS PIRATAS!


Pesquisar bandeiras piratas, nomes de navio pirata. Criando sua própria bandeira:












http://piratasecorsarios.blogspot.com.br/p/bandeiras-piratas.html

DANDO VIDA AO PIRATA, CRIANDO SUAS CARACTERISTICAS;



Em março realizamos na bibiloteca o Caça ao tesouro na BEI com as 4ª séries A e B das professoras Fátima e Denise, como parte do projeto Sobre Piratas e Cosários. Foi uma atividade muito instrutiva junto aois alunos , pois para achar o tesouro eles teriam que explorar a biblioteca conhecendo os espaços que compõem este ambiente, assim como eles próprios teria que se reconhecer dentro do espaço da biblioteca.












As pistas para o tesouro  são distríbuidas!

















E os caçadores começam a procura pela recompensa...




Os caçadores procuram o tesouro dos piratas...              ..... e dividem o tesouro encontrado!






























                                          
                                         
                                          
                                                                                 
CRIANDO O ESBOÇO DO MAPA DO TESOURO NA BIBLIOTECA...









 .... MONTANDO O GLOSSÁRIO  DE EXPRESSÕES PIRATAS UTILIZANDO PARA  ISSO O  POWERPOINT NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.





VEJA COMO FICOU O NOSSO GLOSSÁRIO  ACESSANDO O LINK ABAIXO:





  Mapas do Tesouro




Os audazes alunos  das 4ª séries  A e B já se tornaram verdadeiros piratas e  fizeram os seus próprios  Mapas do Tesouro e  agora estão prontos para conquistarem os sete mares!!!













Os Mapas!!


 


 

http://piratasecorsarios.blogspot.com.br/p/mapas.html


AMPLIANDO REPERTÓRIO ASSISTINDO
"O BARBA NEGRA"...






 Os alunos trabalhando produção de texto com a professora Fátima na Biblioteca criando sinopses sobre o filme Barba Negra! Um dos objetivos do projeto é justamente estimular a produção de texto dos alunos trabalhando alguns gêneros da escrita.









UM DUELO DE CARTAS NA BIBLIOTECA

O historiador e fã de piratas Dalton Maziero criou para o Estadinho um jogo de cartas com os piratas mais famosos do sete mares. Gostamos tanto da proposta que oferecemos esse jogo para os alunos, pois como eles estão criando seus próprios piratas e aventuras esse jogo constitui mais uma fonte de repertório, visto que as cartas contem informações a cerca do modo de vida dos piratas, tornando-se uma importante forma de informação e interação.

 

 

 


 
 












CASO VOCÊ QUEIRA JOGAR TAMBÉM, DISPONIBILIZAMOS O LINK .








Em mares nunca antes navegados!

Nossos piratas já navegam por mares desconhecidos do período entre a Idade Média  e a Idade Moderna! Por intermédio do Projeto de Piratas ,os alunos também aprendem História!
Aqui a professora Fátima trabalha o contéudo de História na biblioteca, além da leitura e interpretação utlizando uma gravura do século XVI de Sebastian Musnter na qual retrata  claramente  o mistério que era os  oceanos para o povo daquela época!
 Muitos imaginavam que os mares  eram povoados por terríveis mosntros por isso, tinham medo de se afastar da terra firme. Esse tipo de gravura reforçava os mitos que povoavam a cabeça das pessoas sobre monstros e piratas sanguinários e cruéis!




  
Gravura de Sebastian Munster, elaborada no século XVI, a respeito do imaginário de mosntros marinhos. Biblioteca Britânica, Londres, Inglaterra.










ALGUNS ILUSTRADORES RETRATARAM  ESTAS LENDAS, MAS VOCÊ SABE COMO É O TRABALHO DESTES PROFISSIONAIS. ACOMPANHE O VÍDEO DA ILUSTRAÇÃO DO PIRATA JACK SPARROW  NO LABORATÓRIO E DEPOIS VAMOS ILUSTRAR ALGUMAS LENDAS DO MAR.





OS ALUNOS ILUSTRARAM ALGUMAS LENDAS QUE POVOAVAM LOCAIS ONDE OS PIRATAS FREQUENTAVAM, ALGUNS TEMIAM OUTROS SE DIVERTIAM COM AS HISTÓRIAS CONTADAS PELO POVO....

LENDA DO BOTO CINZA

Diz a sua lenda que, em Paquetá, ilha do Rio de Janeiro,  nas altas horas da noite, o boto cinzento costuma aparecer em suas praias, se transformar em gente e passear pela ilha.
Dizem também que ele costuma usar sempre roupa branca e um chapéu da mesma cor para ocultar uma abertura que tem no alto da cabeça.
O ser marinho costuma aparecer sempre tão elegante, que encanta e seduz as donzelas mais jovens e mais bonitas da festa.
Sai com elas para passear mas, sempre, antes da madrugada, pois depois pula de novo no mar e se transforma novamente em peixe, deixando as moças para atrás e, quase sempre, grávidas ...
Assim, sedutor e fecundador, ele também é conhecido como o pai de muitos filhos de mães solteiras que o acusam dessa paternidade.
O boto cinzento é obcecado por mulheres e sente o cheiro feminino a grandes distâncias, pelo que, para afugentá-lo, recomenda-se passar alho nas canoas e em todos os lugares onde ele costuma aparecer ...

http://lendasindios.blogspot.com.br/





\














                                            Lenda da criação do Mar
  
           Em remotas eras existiu  um poderoso chefe chamado Yaia cujo
filho  falecera.  O  desventurado  pai  resolveu , então , dar-lhe uma
sepultura  diferente  das  em  uso.  Mandou vir uma gigantesca
abóbora
(jerimu) , e nela imolou o seu filho estremecido
, cercando-o de, todos
os rituais e usos do costume. A noite caiu como um véu fúnebre. No dia
seguinte o saudoso pai foi visitar o túmulo do filho. Ficou assombrado
com o que viu. Da sepultura do ente amado , um volumoso caudal brotara
e nas águas borbulhantes nadavam enormes peixes.As águas com violência
se  alastravam ,  inundando a terra. Os homens  para se salvarem foram
obrigados a subir as arvores. Foi assim que o mar nasceu.
                      (Lenda indígena )
                        http://www.velhobruxo.tns.ufsc.br/Lenda017.html

      






DEPOIS DE EXPLORAR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS, CONHECER UM POUCO SOBRE O ASSUNTO, NOSSOS DESBRAVADORES IRÃO SE TRANSFORMAR EM PIRATAS CRIANDO UMA PERSONALIDADE E UM NOME. E EM GRUPO VIVERÃO UMA AVENTURA, SEPARADOS EM GRUPOS SEGUIRÃO O MAPA, IRÃO ATRÁS DE NAVIO E DE SUPRIMENTOS E CORRERÃO TODOS O PERIGOS IMAGINAVEIS VIVENDO AVENTURAS INCRIVEIS O FAZ DE CONTA TOMA FORMA E TUDO É POSSÍVEL.
SAIBA COMO FOI, ACESSE NOSSOS REGISTROS:
CLIQUE NOS NOMES DOS NAVIOS., TODOS PARTIRAM DE UMA MESMA INTRODUÇÃO DE HISTÓRIA, PORÉM CADA GRUPO SEGUIU POR MARES DIFERENTES!

ESTE PROJETO TEVE SEU FECHAMENTO NA MOSTRA CULTURAL ONDE OS PAIS, ALUNOS E PROFESSORES PUDERAM EMBARCAR NESTA AVENTURA, REVENDO TODO O TESOURO QUE PRODUZIMOS DURANTE ESTA JORNADA! 


Nosso navio e seu comandante!



O báu do tesouro do Daniel da Biblioteca!


No báu foram guardados ao longo do ano as produções dos alunos. Os tesouros deles!



A Mostra na sala de aula com tema do projeto.


Alguns trabalhos feitos pelos alunos coma temática dos piratas!



Daniel pirata da Biblioteca!


O blog dos Piratas e Corsários 
Professoras das 4ª séries Denise e Fátima

















Ilustração do navio dos alunos!

Os livros que inspiraram o projeto comprados durante a FELIT!


Nosso outro comandante !


Durante a Mostra todos podiam se transformar em piratas.


Os nets ficaram disponíveis para os pais acessarem o blog dos piratas durante a Mostra!


SOLETRANDO NO KAZUE 2012

ESTE ANO REALIZAMOS CO´M O S 2º ANOS CICLOS II, MAIS UMA VERSÃO  DO SOLETRANDO QUE TEVE COMO MAIOR OBJETIVO QUE AS CRIANÇAS APRENDAM BRINCANDO. OS ALUNOS QUE SE DESTACARAM NESTE JOGO FORAM:




QUEM  QUISER BRINCAR EM CASA E TREINAR MAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário