APRENDENDO SOBRE O CORPO HUMANO
Conhecendo as células
Depois de trabalhar com os textos e atividades em sala de aula, fazer pesquisas na internet utilizamos alguns vídeos para ilustrar o que aprendemos:
Os alunos foram divididos em grupos para estudar o sistema digestório.
Após divisão dos temas e distribuído o roteiro de trabalho os alunos iniciaram suas pesquisas na biblioteca de nossa escola. (saiba mais, no link da biblioteca)
Colocando no papel as descobertas e socializando com o grupo.
Em sala de aula e no Laboratório de informática estudamos os outros sistemas:
- Sistema Urinário
- Sistema Circulatório
- Sistema Respiratório
Utilizamos no laboratório de informática os objetos educacionais da Ática Educacional
Depois de conhecer o assunto e ter feito atividades e jogos que envolvessem os sistemas do corpo humano, utilizamos o site do Educaplay para criarmos alguns jogos.
Cada dupla criou o seu joguinho, utilizando os conceitos aprendidos e pesquisando na internet, primeiro no papel para depois transferir a ideia para o site.
Estes joguinhos deram origem a um blog de jogos do corpo Humano.
Utilizamos estes jogos no sábado de Ação Saudável que realizamos em nossa escola e os alunos ficaram encarragados de orientar os usuários sobre os jogos.
Em continuidade ao trabalho voltado para o desenvolvimento de jogos e a lógica de programação iniciamos o terceiro trimestre com a exploração do site code.org.
Uma plataforma que oferece cursos de linguagem de programação da forma simples de fácil compreensão para o aluno.
O trabalho com essa plataforma passou a ser desenvolvido com os netbooks e os alunos gostaram tanto que começaram a fazer as atividades em casa também.
Nas aulas seguintes apresentamos o Scratch
Com o Scratch pode programar as suas próprias estórias, jogos e animações interativos — e partilhar as suas criações com outras pessoas na comunidade em linha.
O Scratch ajuda gente jovem a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente — competências essenciais para a vida no século XXI.
https://scratch.mit.edu/about/
EM PRIMEIRO MOMENTO FIZEMOS UMA AULA DE EXPLORAÇÃO DOS COMANDOS
PARTIMOS ENTÃO PARA CRIAÇÃO DOS JOGOS CADA GRUPO FICOU RESPONSÁVEL POR PROCURAR OS PERSONAGENS, CRIAR PERCURSOS E DESAFIOS.
FEIRA DE CIÊNCIAS
A turma do quinto ano se dividiu em três salas:
Apresentação de experiências que simulam o funcionamento do corpo humano
SALA DA FREQUÊNCIA CARDÍACA
ONDE NOSSA COMUNIDADE PODE VERIFICAR JUNTO AOS ALUNOS E OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA AS MUDANÇAS DA FREQUÊNCIA CARDÍACA QUANDO ESTAMOS EM REPOUSO E QUANDO ESTAMOS EM MOVIMENTO.
SALA DE JOGOS SOBRE O CORPO HUMANO E ILUSÃO DE ÓTICA
Neste primeiro trimestre desenvolvemos com os alunos o gênero contos de aventura.
Em sala de aula realizamos a leitura do Livro: Desventuras em Série.
Na biblioteca os alunos assistiram ao vídeo do filme e em roda de discussão colocamos em pauta as diferenças observadas entre o livro e o filme.
Já no laboratório de informática fizemos uma análise coletiva da gravura do filme.
Análise da Gravura
do
Filme Desventuras em Série
1-O filme se trata da história de três crianças que
perderam seus pais em um incêndio e passam por várias dificuldades.
2-Na cena podemos ver, no centro os três irmãos e o Conde Olaf com maior destaque.
3-Os órfãos são os protagonistas e o Conde é o antagonista.
4-A volta dos irmãos encontra-se a casa da família Baudelaire
totalmente destruída pelo incêndio: moveis, quadros, paredes...
5- Tudo destruído.
Atrás das crianças se encontra um olho, que significa que Olaf está a todo o
momento os vigiando.
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