5º ANO CII 2019

5º ANO- TARDE

A turma do 5º ano estudou a influencia africana na cultura brasileira em sala de aula, já no laboratório de informática utilizaram  o site: https://paises.ibge.gov.br/#/


onde puderam explorar um pouco mais sobre os países africanos e a realidade dos mesmos, assistiram então ao filme : O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO.



















SÁBADO LETIVO

5º ANOS A-B-C-D
PESQUISA ATIVA E AVALIAÇÃO FÍSICA









OFICINA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA
 POR UM MUNDO MELHOR

5º ANO A e B


NESTA OFICINA NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL FOI MOSTRAR O QUANTO AS GARRAFAS E POTES PLÁSTICOS JOGADOS NA NATUREZA ESTÃO PREJUDICANDO NOSSO PLANETA E MOSTRAR FORMAS DE COLOCAR ESTAS EMBALAGENS EM USO.

UTILIZAMOS O VÍDEO ABAIXO COMO DISPARADOR DA QUESTÃO, MOSTRANDO QUE JÁ É UM PROBLEMA MUNDIAL.



APROVEITAMOS PARA ORIENTAR A NOSSA COMUNIDADE SOBRE A MANEIRA CORRETA DE DESCARTAR OS LIXO QUE PODE SER RECICLADO, INCLUSIVE ORIENTANDO SOBRE OS DIAS EM QUE A COLETA ACONTECE EM NOSSO BAIRRO, DEIXAMOS O LINK ABAIXO PARA QUEM NÃO É DE NOSSO BAIRRO.


PARA SABER MAIS:




COLETA SELETIVA




OFICINA DE ABAYOMI 
CULTURA AFRICANA E SUSTENTABILIDADE 

5º ANO C e D


      NA OFICINA DE ABAYOMI, REALIZAMOS A CONFECÇÃO DE PEQUENAS BONECAS FEITAS A PARTIR DE RETALHOS DE TECIDO RECICLADO.
     INICIAMOS A ATIVIDADE COM UM VÍDEO QUE APRESENTAVA UM BREVE NARRATIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ABAYOMI E SEU SIGNIFICADO.






INICIAMOS A CONFECÇÃO DAS BONECAS A PARTIR DE TÉCNICAS DE AMARRAÇÕES, LAÇOS E NÓS, E NO FINAL CADA PARTICIPANTE PODE LEVAR SUA BONECA PARA CASA.

  











ARBOVIROSE


·         Nossos alunos estudaram as doenças relacionadas às arboviroses, suas prevenções, sintomas e tratamentos (dengue, zika, chikungunya e febre amarela);
·     Compreenderam a relação entre o macaco e a transmissão da febre amarela.
        Para isso realizamos:


  •          Roda de conversa elencando os conhecimentos prévios da turma e a troca de informações;
  •          Pesquisar sobre o tema em grupos utilizando para isso os vários espaços da escola;



























      




  •    Compartilhar coletivamente dados coletados nas pesquisas.




  •          Produzir jogos utilizando o programa Scratch e Arduíno; confecção de robôs com sucatas quando necessário respeitando o projeto de cada grupo.


Jogos criados somente no Scratch


Para jogar entre no link abaixo, entre no quinto ano que desejar e clique no nome do jogo.


 JOGOS COM INTERAÇÃO


Nas imagens abaixo os alunos montaram um Quizz o objetivo  era que quando o aluno erra as respostas o pernilongo avança para te picar e como nas pesquisas e vídeos os alunos viram que sua barriguinha enche de sangue, este detalhe foi o que demandou varias tentativas e erros até chegarmos neste pequeno leque que se abre quando ele levanta.



Outro grupo escolheu o macaco, pois a intenção  foi criar um personagem que explicasse a importância da febre amarela na cidade. 
Principalmente porque estava aparecendo macacos mortos não pela doença, mas pela ação do homem e pela desinformação.



O trabalho abaixo foi realizado por outro grupo e a cada resposta.
 correta o macaco comemora.



Neste trabalho o  grupo queria que a cada resposta certa a caixa fosse tampando aos poucos, mas o grupo não conseguiu acertar a programação a tempo, acabaram optando por tampar a caixa toda a vez que as pessoas certassem a pergunta.


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